Sobre o Programa
Histórico
O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PEG) foi aprovado pela CAPES em 2015 e iniciou suas atividades em 2016. A criação do curso foi resultado de um planejamento sistemático, alinhado ao projeto de desenvolvimento institucional, e do trabalho coletivo e comprometimento de docentes, funcionários e discentes. Inicialmente, o curso recebeu conceito nota 3 pela CAPES, conceito mantido na avaliação quadrienal 2017-2020.
Os docentes do PEG desenvolvem pesquisas na área de processos e produtos, liderando grupos de pesquisa com intensa participação dos alunos de graduação e pós-graduação. Além da pesquisa, os docentes sempre estiveram ligados à extensão, identificando a necessidade de qualificação do material humano para atender à demanda de um mercado exigente, capaz de tomar decisões pautadas na melhoria e otimização de processos em engenharia de alimentos.
Autoavaliação
O processo de autoavaliação do PEG contempla o Programa, Formação e Impacto na Sociedade, em consonância com a ficha de avaliação da DAV/CAPES vigente. Para esse fim, foi instituída, por meio da Resolução nº 017/2025-PEG/UEM, uma comissão composta pelos professores designados Grasiele Scaramal Madrona, Rita de Cássia Bergamasco e Vladmir Ferreira CAbral. Toda atuação da comissão foi pautada ainda pelo que estabelece a Resolução nº 038/2019-CEP, que regulamenta a sistemática de Autoavaliação no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEM,
Com o propósito de operacionalizar a autoavaliação, a comissão elaborou três questionários, desenvolvidos no aplicativo Google Forms, direcionados aos professores orientadores do programa, aos mestrandos e aos egressos. Os formulários foram organizados em seções que contemplam os itens previstos na Resolução nº 038/2019-CEP, abrangendo os seguintes aspectos: Proposta do Programa (avaliada por professores e acadêmicos), Infraestrutura de Pesquisa (professores e acadêmicos), Qualidade das orientações e dos orientadores (acadêmicos), Perfil do corpo docente (professores), Formação oferecida e normas do programa (professores e acadêmicos), Produção acadêmica e grupos de pesquisa (acadêmicos) e Impactos na sociedade (professores e acadêmicos).
Planejamento
O PEG busca continuamente aprimorar suas atividades acadêmicas e de pesquisa, com foco em inovação, sustentabilidade e impacto social. O planejamento do programa envolve estratégias para aumentar a qualidade da formação dos discentes, fortalecer a integração entre graduação, pós-graduação e extensão, além de consolidar a presença do programa em rankings nacionais e internacionais. O objetivo é preparar profissionais e pesquisadores capazes de propor soluções que promovam um futuro mais equilibrado, sustentável e justo, atendendo às crescentes demandas do setor alimentício e da sociedade contemporânea.
A missão do PEG é formar mestres e profissionais altamente qualificados, atuando como vetores de transformação social e disseminadores de conhecimento científico e tecnológico inovador na área de engenharia de alimentos. O programa não apenas capacita mestres em engenharia de alimentos, mas também forma profissionais comprometidos com inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, alinhando suas atividades aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O programa destaca-se por sua relevância no estado do Paraná, sendo o único que integra o curso de graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o curso técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), formando uma rede de excelência e abrangência. O PEG ocupa posição de destaque como o segundo curso de pós-graduação em Engenharia de Alimentos do estado e o único no interior do Paraná, refletindo seu papel central no desenvolvimento regional e na capacitação de profissionais para atender às demandas do setor alimentício.